Arritmia ou Ansiedade?

Arritmia ou ansiedade ? Você sente palpitações ? Já falaram que não é nada de mais ? Já te encaminharam para o psicólogo ou psiquiatra? Nesse vídeo falo sobre como dar l diagnóstico definitivo e acabar com essas dúvidas de uma vez por todas.

Boa noite pessoal, meu nome é Guili Pech, eu sou Médico Cardiologista, é um prazer falar aqui com vocês.
Eu vou falar sobre um assunto muito comum na minha prática clínica, que é sobre palpitação, que é aquele sintoma do coração batendo, muitas vezes acelerado, às vezes meio descompassado, que é muito comum, assim como eu falei aqui no meu consultório.

Uma situação que acontece muito e geralmente, é uma mulher, uma senhora, que chega para mim com essa queixa de palpitação, dizendo que já passou em vários hospitais, que já fez vários eletrocardiogramas, e que nunca deu nada.

E aí, essa paciente é encaminhada a ir para um psiquiatra, um profissional que vai investigar e tratar um distúrbio de ansiedade e, eu acabo tendo que fazer esse tipo de diagnóstico.

Pergunta

Mas, será que isso é efetivamente ansiedade, se traduzindo em palpitação ou será que há alguma arritmia cardíaca por trás?

Então, o grande segredo para você poder diferenciar essas duas coisas é poder usar métodos que hoje estão disponíveis, para fazer um monitoramento daquele sintoma, ou seja, monitorar aquela pessoa enquanto houver aquele sintoma durante o episódio de arritmia.

Inovações

Hoje em dia, a gente dispõe de relógio, dispositivos que a gente consegue colocar até na roupa do paciente, que deixam monitorizando o paciente por bastante tempo. E, quando o paciente tem algumas dessas palpitações, ele aciona o dispositivo, e eu consigo gravar exatamente aquele momento da palpitação.

Conclusão

Se a palpitação tiver alguma arritmia, eu vou poder ver e dar o diagnóstico. Se não tiver, provavelmente isso pode ser um desses distúrbios de ansiedade.  E aí, a gente precisa de outra forma de tratamento, que não a forma antiarritmica, tá bom?

Então, eu queria deixar essa dica para vocês, e desejar um excelente dia a todos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *