A arritmologia é um ramo da cardiologia especializada no diagnóstico da arritmia cardíaca, prevenindo-a, e também fornecendo tratamentos médicos para evitar que afetem a vida da pessoa ou do paciente em tratamento.
O funcionamento adequado do coração permite que o sangue chegue ao cérebro, membros, outros órgãos e extremidades, possibilitando à pessoa realizar várias atividades.
Se, por algum motivo, o batimento cardíaco não apresenta um ritmo definido ou está batendo mais lento (bradicardia) ou mais rápido (taquicardia) do que deveria, a condição é conhecida como arritmia.
Na maioria dos casos, um ritmo cardíaco anormal não apresenta sintomas óbvios e às vezes se manifesta como sudorese constante, palidez, tontura, palpitações e desmaios. Em alguns casos mais graves, a arritmia pode até representar uma parada cardíaca.
Para alcançar um diagnóstico altamente preciso, o Arritmologista utiliza diversos exames como o holter (aparelho medidor de pressão arterial portátil e de batimentos cardíacos), que é preso ao seu corpo durante 24 horas, realizando medições e aferimentos a cada hora. Existem também exames como o eletrocardiograma e a ultrassonografia do coração, que possibilitam uma visualização mais precisa dos batimentos cardíacos. O Arritmologista, inclusive, tem como saber se as palpitações vem da cabeça ou do coração, se é arritmia ou ansiedade.
A arritmologia pode indicar a melhor forma de tratar as condições do paciente.
A maior parte das arritmias pode ser tratada com eficácia. O tratamento pode incluir o uso de medicamentos, cirurgia, implantação de marca-passo, CDI (cardiodefibrilador) e ressincronizador, sendo este último utilizado no tratamento da insuficiência cardíaca. Os medicamentos usados para tratar as palpitações incluem bloqueadores beta ou antiarrítmicos como a procainamida. No entanto, este último grupo pode ter efeitos colaterais muito adversos, especialmente quando tomado por um longo período de tempo.
Os marca-passos são freqüentemente usados para ritmos cardíacos lentos. Pessoas com batimento cardíaco irregular, geralmente são tratadas com anticoagulantes para reduzir o risco de complicações. Pessoas com arritmias graves podem receber tratamento urgente de cardioversão ou desfibrilação.
Trackbacks & Pingbacks
[…] arritmologia é um ramo da cardiologia que se concentra no diagnóstico de arritmias cardíacas, prevenindo-as, […]
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!