Qual a diferença entre tratamento preventivo e o tratamento precoce?

Uma dúvida muito comum, não é mesmo ?
Fiz esse vídeo para explicar esses dois termos que muitas vezes são usados de forma errônea como sinônimos.Olá Pessoal, tudo bem?
Hoje eu vim responder uma pergunta que é muito comum.
O pessoal tem me mandado nos Stories, nas mensagens que geralmente o que eu recebo, que é:

Qual a diferença entre o tratamento preventivo e o tratamento precoce?

Eu não vou entrar no mérito da eficácia ou da segurança dos tratamentos, mas há sim diferença entre eles, e eu vim aqui esclarecer.

O tratamento preventivo é aquele que a gente faz para evitar de pegar a doença.
Por exemplo. eu sou médico, eu estou no CTI, e eu me furo com uma agulha com sangue, que eu não sei se está contaminado, por exemplo, com HIV. Então, como eu não sei se eu peguei o HIV, eu vou fazer um tratamento, eu vou tomar um coquetel durante alguns dias para evitar de pegar essa doença. Então esse é um tratamento preventivo.

Já o tratamento precoce é aquele feito no início da doença, nos primeiros sinais dos sintomas. Por exemplo, eu comecei agora a sentir dor de garganta, nariz escorrendo, e isso pode ser Covid, não é?
Eu não sei ainda, eu não tenho o diagnóstico mas, nos primeiros sinais dos sintomas, eu começo a tratar e, depois sim eu vou fazer um diagnóstico e decidir com o médico como deve ser o tratamento. Então esse é o tratamento precoce.

Entenderam a diferença?

Obrigado e um bom dia a todos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *