Colesterol alto e risco cardiovascular

Seu colesterol é alto?
Será que você precisa tomar remédio?
Por que um mesmo valor de colesterol pode ter tratamentos diferentes em pessoas diferentes ?

Olá pessoal, eu sou Dr. Guili Pech, Médico Cardiologista e Arritmologista, e é um prazer estar aqui com vocês novamente.
Neste vídeo, quero responder a uma dúvida muito comum, levantada na minha prática clínica, que é a seguinte:

O meu colesterol está alto, está 200 o meu colesterol total, e o LDL, que é o colesterol ruim, está 180, que também é um pouco alto. Eu devo tratar, me preocupar, ou devo apenas acompanhar e fazer todas aquelas atividades para tornar a minha vida mais saudável?

Bom, isso depende do seu risco cardiovascular.

O que é risco cardiovascular?

É a minha probabilidade de ter um infarto ou de morrer do coração em um tempo determinado: 5 anos, 10 anos, etc…

Hoje em dia, a gente consegue, através de aplicativos e sites, estimar esse risco.
A gente bota lá qual a idade do paciente, qual a pressão do paciente, qual o colesterol daquele paciente, e esses sites e aplicativos tem como base, estudos grandes populacionais, e dão aquele risco de infarto.

Se este risco for alto, a gente tende a tratar esse colesterol mais alto. Se esse risco for baixo, a gente pode ser mais conservador e não precisa “socar a mão” como agente costuma falar no tratamento.

Então, é fácil a gente traduzir isso pra nossa prática clínica, pensando aqui em dois tipos de pacientes:

– Num de 90 anos de idade, que já infartou, que já teve um AVC, um derrame, que está com a Carótida obstruída, que é hipertenso, e ele tem 180 de colesterol. Esse paciente provavelmente a gente terá que tratar, pois ele tem um risco alto.

– Agora, um outro paciente que é jovem, tem 30 anos de idade, faz atividades físicas, não fuma, não tem nenhum outro problema de saúde, a gente pode tolerar e fazer apenas as modificações de comportamento, praticar mais atividade física, apertar e melhorar mais a dieta, talvez não seja necessário a gente entrar com medicação nesse momento.

Então, eu quis dar esse panorama geral para vocês, e espero que tenha sido claro e, se ficou alguma dúvida, comente aqui, que eu terei um imenso prazer em responder.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *