Colesterol x triglecerideos, qual a diferença?

Olá pessoal, tudo bem?
Para quem ainda não me conhece, eu sou o Dr. Guili Pech, Médico Cardiologista e Arritmologista.
Esse é o segundo vídeo da série de vídeos que eu publicarei aqui sobre o tema Colesterol.

Sempre quando a gente fala de Colesterol, como a gente falou no vídeo anterior, surge uma dúvida frequente:

Qual a diferença entre Colesterol e Triglicerídeos?

Como eu falei, o Colesterol é um lípide, é uma molécula que é produzida pelo nosso fígado, e também é absorvida pela nossa alimentação.

O Triglicerídio, pela sua vez, esse sim é uma gordura. O Triglicerídeo é produzido através do nosso consumo de carboidratos. Uma vez que a gente coma muito carboidrato, muito triglicerídeo será produzido. Então, o Carboidrato contido em alimentos como pão, macarrão e doces, são a nossa fonte principal de energia, a gente usa essa fonte para gerar energia para o nosso corpo funcionar.

Quando sobra carboidrato, a gente começa a fazer reserva, primeiramente na forma de Glicogênio, que fica no fígado e fica nos músculos também. Esse Glicogênio é pra gente usar rápido.

No entanto, se ainda sobram carboidratos, esses Carboidratos acabam sendo metabolizados em ácidos graxos, e são juntados entre os Triglicerídeos. E esses Triglicerídeos são depositados em nosso tecido adiposo. Então são eles que dão essas gordurinhas indesejadas por todos nós.

A grande questão dos Triglicerídeos, é que, esses sim são vilões.

 

Lembra quando eu disse que o Colesterol não necessariamente era vilão, que ele tinha várias funções importantes no nosso corpo?

Os Triglicerídeos, obviamente, eles tem uma função de reserva energética. Mas se eles estão aumentados, eu devo diminuir sim, porquê eles tem uma íntima relação com uma molécula chamada VLDL, e essa molécula é muito aterogênica. E essa molécula, em outras palavras, faz com que as suas coronárias, as suas artérias, fiquem entupidas, podendo causar infarto, derrames e outras doenças ateroscleróticas, que a gente chama no meio médico.

Então, essa é a grande diferença entre o Colesterol e o Triglicerídeo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *