HDL e LDL: existe realmente bom e mau Colesterol?

Existe realmente bom e mau colesterol?
Você sabe o que são os tão falados LDL e HDL?
Aprenda comigo neste vídeo!

Olá pessoal, tudo bem?
Eu sou o Dr. Guili Pech, Médico Cardiologista e Arritmologista.
Esse é o terceiro vídeo da série de vídeos que eu publicarei aqui sobre o tema Colesterol.

A gente já explicou o que é o Colesterol, o que são Triglicerídeos, a diferença entre eles, mas eu sempre ouço falar em HDL e LDL, do bom Colesterol e o Mau Colesterol, o que é isso afinal?

E a resposta é muito simples, LDL e HDL são lipoproteínas de transporte. A função do LDL, por exemplo, que é uma molécula de Colesterol ligada à uma proteína, é transportar o Colesterol do fígado para a periferia. Então, por exemplo: eu preciso produzir testosterona lá no meu testículo, e eu já vi que a produção de testosterona depende do Colesterol. A molécula que leva o Colesterol para o meus testículo é o LDL.

Mas por que o LDL é chamado de mau Colesterol?

Porque, no meio desse caminho do transporte, se há uma lesão nas minhas artérias, por exemplo, se eu como mal, se eu como muito açúcar, se eu fumo, se eu tenho muito estresse, eu posso ter alguma lesão nas minhas artérias.
O LDL pode grudar ali e começar a formar uma placa de gordura.
Por isso é que ele é chamado de mau Colesterol. Mas a função dele, em si, não é má, é de apenas transportar o Colesterol.

Por outro lado, o HDL faz o transporte reverso do Colesterol. Ele é uma espécie de vassoura, ele vai varrendo esse Colesterol que se deposita nos vasos sanguíneos, para o nosso fígado novamente. Então, ele ajuda nesse processo de reparo das artérias. E é por isso que a gente precisa aumentar o HDL, para aumentar a nossa proteção.

Então, LDL e HDL são mau e bom Colesterol por esses motivos que eu expliquei agora.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *