Temos escutado muito nesses últimos tempos a palavra inflamação.
Classicamente, quando pensamos num joelho ou cotovelo inflamados, imaginamos esses locais inchados, doloridos, quentes e vermelhos. Mas esse existem outros tipos de inflamação…
Um indivíduo com Covid ou Obeso tem uma inflamação “ interna”, que tem outro significado. Então, de fato, o que nós médicos queremos dizer quando falamos que alguém está internamente inflamado?
Confira minha explicação nesse vídeo! É muito mais simples do que vocês imaginam!
O que é inflamação do ponto de vista bioquímico, do ponto de vista médico?
Quando a gente fala: Ah, um indivíduo está inflamado… Não parece meio vago, assim para vocês?
Não parece que: “Pô, está inflamado!” Alguma coisa está errada, mas eu não sei muito bem o que é.
Quando, por exemplo, alguém me fala a palavra inflamação, eu imagino um joelho, um cotovelo inflamado.
Então, “eu dei uma porrada no joelho, uma porrada no cotovelo e aí, de repente, o meu cotovelo e o meu joelho começam a ficar demasiado vermelho, quente.”
Então, é essa a ideia que a gente tem de inflamação…
E a gente ouve muito isso por aí: “Olha, o indivíduo está inflamado, o cara que tem Covid está inflamado.”
“Ah, tem as interleucinas altas, as citocinas inflamatórias estão aumentadas.”
E a grande verdade é que, para a maior parte das pessoas, isso não quer dizer absolutamente nada. Zero!
Cara, e sabe o que é inflamação? É uma coisa muito simples: Inflamação, do ponto de vista bioquímico, ou seja, do ponto de vista das reações que acontecem no nosso organismo para ele funcionar bem, significa desvio de rota.
Portanto, quando eu falo que o indivíduo está inflamado, quer dizer que a substância A, que era pra virar B, está tomando um outro caminho e está virando a substância C.
E então, um paciente me perguntou: “E o que fazer pra descobrir se isto está acontecendo em nosso organismo? Quais exames solicitar?”
Eu respondo: insulina elevada, proteína c reativa , ferritina , hb glicada, ácido úrico , exames do fígado todos podem estar alterados.
Conclusão, as reações bioquímicas não estão acontecendo de forma adequada. Por exemplo: a Glicose era para entrar na célula na presença de insulina. Mas quando o indivíduo está inflamado, ela não consegue andar direito na célula. Então, tá vendo alí? Uma reação que não está acontecendo, que foi desviada, e que está acontecendo um resultado não esperado…
Eu sou o Dr. Guili Pech, sou formado em Medicina, e possuo especialização em Cardiologia e Arritmologia. Sou favorável ao fortalecimento da saúde e da imunidade através de hábitos saudáveis, de uma boa alimentação e também da suplementação. Sou especialista no combate ao Covid-19, e defensor do tratamento precoce para o combate do coronavírus.
Compartilhe com seus amigos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!