Vitamina D no Pós COVID e Pós Picada. Manejo prático - Parte 3

Agora vou falar do cenário pós-covid mas eu queria só falar aqui um pouquinho pra vocês eh de como que é o racional da vitamina D.

E a relação dela com o PTH e o cálcio, que é o que eu sempre falo aqui nos meus stories, tá? Eh exatamente a Diná falando que a maior parte das pessoas não sabe dessa informação e tal é minha paciente e ela vê que eu sempre lá nos exames dela, peço o PTH, peço o cálcio e a gente inclusive, né? Recentemente vai fazendo ajustes, né?

Então em suma vitamina D mais alta o suficiente para deixar ali o cálcio normal e o PTH no limite superior do primeiro quartil. Beleza? É assim que o doutor Guilherme faz, não há consenso, mais uma vez aqui com toda honestidade intelectual do mundo, isso não está escrito em nenhum, isso não é uma informação que nenhuma sociedade coloca pra gente, isso é uma informação que eu tirei através de estudos e de conversas com outro outros especialistas, inclusive com o doutor Cícero Coimbra. Bom, agora vamos ao principal e vai ser rápido e vai ser super-rápido.

Porque eu quero que vocês entendam. No pré-covid, vamos dizer assim, antes do paciente se infectar ali no dia a dia e durante a covid eu gosto né? Isso é uma conduta minha, mais uma vez, de deixar a vitamina D ali mais alta, desde que ela não iniba a PTH e não suba cálcio. Então oitenta, noventa, cem vai depender do paciente.

Agora no pós covid, o paciente pegou a covid ou foi picado. Aí eu faço um pouco diferente. Tá? Aí eu faço eu deixo ela no limite inferior da normalidade. Eu deixo cinquenta. Por quê? Muita gente vem e fala assim, doutor Guille disse que tem que ficar baixa no pós-covid. Não, eu não disse isso. Eu disse que, prestem atenção.

durante seis a doze semanas. Se o paciente tiver sintomático do pós-covid enquanto eu trato o pós-covid eu não devo deixar níveis tão altos de vitamina D.

Por quê? Maior exemplo né? É a minha querida amiga Denise de Carvalho. Não que ela estava tomando muita vitamina D. Claro que não. Ela não estava. Tá? Mas o que acontece? Quando eu tenho o pós-covid eu tenho o sistema imune hiperativado, mesmo sem o vírus o sistema imune continua trabalhando muito. E uma das células do sistema imune é um macrófago e o macrófago quando está ativado ele é a única célula de algumas células renais a conseguir ativar a vitamina D. Transformar o a vinte e cinco hidroxi vitamina D em um vinte e cinco hidroxi vitamina D ou calcitriol.

Então, eu vou ter muita ativação de vitamina D. Então, o cálcio pode subir muito rápido numa situação de pós-covid. Principalmente se esse macrófago ele é hiperestimulado, né? Em algumas pessoas isso pode acontecer. Então, simplesmente o que eu falo com os meus alunos é, para quê?

Olhem pra vitamina D ali nas seis doze semanas enquanto se trata o pós-covid, deixa ali no nível um pouquinho mais baixo pra não correr o risco de hipercaucemia, e além disso, outras coisas podem ser feitas né?

Então, é beber bastante água, usar vitamina K dois, por exemplo, né? Que são coisas que também a literatura, não estudos em vivo, mas mais estudos in vitro mostram que podem ajudar a evitar esse aumento de cálcio brusco no sangue, tá? Então aqui é um resumo de como manejar o paciente com vitamina a vitamina D do paciente, resumo gente que está em vários artigos que eu consegui falar aqui em quinze, vinte minutos pra vocês.

Guili, o meu médico ele quer deixar minha vitamina D mais alta no pós-covid. Não tem problema.

Desde que ele faça uma monitorização do cálcio principalmente, tá? Isso não não é um problema, mas precisa ser feito dessa forma, beleza?

Ó a Diana a Dina falando aqui agora aqui entendeu? É o que aconteceu com com a Denise foi que os macrófagos dela ficaram hiperestimulados, então transformaram muita vitamina D mesmo, que estava baixa no sangue e vitamina D ativa, aí o cálcio subiu né? E ela teve lá um quadro de hipercalcemia. Imagine e olha que a vitamina D dela estava baixa.

Que ela não estava repondo. Imagine se ela estivesse repondo… Entendeu? Então, assim, isso não é um caso único. Isso é descrito na literatura. Principalmente internacionalmente. E o meu papel aqui e eu acho que esse aqui é o meu grande diferencial né? É que tô muito ligado nas coisas que estão acontecendo lá fora no pós-covid, eu faço duas, três reuniões por semana com laboratórios e com agentes internacionais, tá? Bom, era isso que eu queria falar, mas vai ficar gravada importantíssima, mas presta atenção aqui no último aviso pra galera que é profissional de saúde presta atenção tá? E quem não é também pode avisar.

Eu recebi vários pedidos pra reabrir a formação em pós-covid. Inclusive a gente vai debater isso baseado em vários artigos nas próximas semanas. trazendo aqui alguns casos clínicos. As inscrições estão reabertas apenas hoje e amanhã a pedido de vocês. Eu não vou ficar aqui convencendo ninguém a comprar nada Tá? Tipo assim pô esse curso eu costumo dizer que é um curso que o cara tem que olhar pro que eu falo e olhar pro que eu já gravei e olhar pro vídeo ali que está na página do curso e convencer que é pra ele, eu não tenho que convencer ninguém a nada, tá? Então assim, não vou aqui ficar falando, olha isso, não cara assim, eu já tenho quinhentos médico lá, tem um monte de depoimento. Tem gente que tem um monte de depoimento de paciente, de médico, seja que os médicos estão satisfeitos lá e os profissionais com a melhora da vida deles tanto profissional, quanto financeira, quanto pra melhora dos pacientes, entrem lá e vejam lá, não é trabalho meu, mas ninguém aqui, tá?

Eu só quero dizer pra vocês e avisar que estão reabertas as inscrições, não há previsão de abertura de outro, de outra turma, a gente começou agora às nove horas, né? Na manhã, inclusive assim, já assim já tivemos bastante inscrição, fiquei satisfeito, então as vagas são limitadas, pode ser que acabe antes. Eu sugiro que quem quiser entrar entre hoje, hoje a gente tem uma aula às sete horas da noite sobre pós-covid em crianças, a gente vai discutir inclusive vitamina D em crianças, enfim, tudo eh que precisa ser feito em crianças com a doutora Luciane Berti e a doutora Valéria e eu vou trazer informações novas que eu tive na reunião de hoje também pra aula da noite. Então, quem quiser participar, a última chance é hoje e amanhã, OK? Com isso eu encerro aqui. Divulguem aí pros profissionais de saúde que vocês confiem, profissionais de saúde que estão aqui tem a última oportunidade. Um abraço aí pra todo mundo e revejam essa que vale a pena. Valeu.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *